quinta-feira, 1 de abril de 2010

A GRANDE FESTA DO COELHO OVÍPARO



Enfim mais um feriado. Vivemos no país dos feriados. E mais um feriado religioso...

Neste maior país católico do mundo o mutacionismo é maravilhoso.Estamos vivenciando o grande momento sagrado do COELHO OVÍPARO que, como se não bastasse, bota ovo de chocolate.

É só mais uma festa como o Natal. A religiosidade do evento sumiu e em seu lugar veio o consumo com a reverência a coelhos ovíparos e velhinhos nórdicos carregados por viados num país tropical. No Natal o foda é que além de aguentar o velhinho e a ruma de viado alado e enfeitado, ainda tem a porra da neve. Já vi muita neve no sertão rsrsrsrsrs. Senhores prefeitos, tenham piedade, pelo menos retirem a neve do Natal. Em dezembro nem no extremo sul do do Rio Grande do Sul cai sequer uma geada.

O curioso disso tudo é que é um caminho sem volta. Na medida em que tanto o Natal como a Páscoa (os dois maiores eventos do calendário religioso do catolicismo) passaram a se resumir em consumo, gerou uma espiral ascendente de negócios, lucros, salários e impostos que sedimentou a não religiosidade dessas datas.

Vejamos. No Natal o consumo é geral (deu até rima). A idéia é consumir de tudo e tanto a indústria como o comércio, os serviços e os governos nas suas três instâncias executivas principais (federal, estadual e municipal) sabem e divulgam em toda mídia que é o grande momento de todo o ano para se faturar. Já na Páscoa, o país vive um frenesi de compras de ovos de chocolate, vinhos e pescados de maneira geral tendo por vedete o bacalhau, costume português que nos tornou o maior consumidor mundial desse peixe salgado e seco (adoro bacalhau!). Isso sem falar no setor de serviços, que passa a ter bares, hotéis, restaurantes, motéis (sexo faz bem pra saúde física e espiritual) ônibus, estradas e aviões lotados.

Obviamente que algum católico fundamentalista vai dizer que tem muita gente que segue a religiosidade cristã na íntegra. Ocorre que essa “muita gente” virou uma nanoscópica minoria frente ao Brasil.

A economia venceu a religião e a escravizou para todo o sempre, AMÉM.

p.s – em respeito ao Cristo e à Santa Igreja Católica Romana apresentamos um belo vídeo retratando a Santa Ceia.




Um comentário:

  1. Plena quinta-feira Santa e só você pra me deixar presa diante da tela do computador,comendo um sonho de valsa (que não veio de nenhum coelho), retardando uma soneca numa folga anormal do trabalho e da universidade. Adorei!
    Ah! Lembrei de uma coisa: ia passando quando um vizinho pediu pra alguém que o deixasse em paz pois hoje é dia santo e não se pode dizer palavrão;
    aí eu retruquei em voz baixa: só hoje,porque o resto do ano pode!

    Malu

    ResponderExcluir