segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Minhas coisas do Millôr

Por: Dom Godofredo


Não vou fazer apresentação sobre Millôr Fernandes (tem muita coisa escrita sobre ele em toda a net e fora dela). Sucesso absoluto ainda hoje no Vice-Reino, pra mim, Millôr é um filósofo, filosofando tudo com sagacidade e humor maravilhosos. Minhas coisas do Millôr são os escritos  que mais gosto do Millôr (meio óbvio rsrsrsrs). São tantos que não terei como colocar tudo nessas páginas. Mas vou postando um tanto de cada vez...


 Millôr Fernandes


“A Igreja continua contra o aborto. O papa ainda não descobriu seu lado feminino.”

 
“A sociologia burocrática é uma atividade tão perniciosa quanto a psicanálise astrológica ou a cirurgia espírita”

“E pro frescobol, nada? Tudo!: O mais belo esporte. Ágil, elegante, simples, se joga seminu(a) junto ao mar. Além disso tem uma superioridade indiscutível sobre qualquer outro esporte. É esporte mesmo, praticado pelo simples exercício do espírito lúdico. Até hoje, felizmente, não apareceu nenhum idiota pra inventar contagem de pontos no frescobol. O único esporte em que ninguém ganha.(Glória das poucas que me interessam: nos anos cinqüenta foi o nosso grupo, no posto quatro, em Copacabana – logo depois transferido pro Arpoador, em Ipanema – que inventou o frescobol)”

 
“Deus escreve errado por linhas erradas/ Com nuvens nonsense no firmamento/ E corrige erro com mais erro/ Com a borracha ocasional do vento.”
 
“O psíquico foi inventado numa tarde de sábado, na Áustria, país que já no início do século tinha três poderes: executivo, legislativo e anti-semitismo. Daí Freud partiu para a descoberta de que o ser humano não é o resultado das forças de produção como dizia Marx, e que o buraco, literalmente, era mais embaixo, no psíquico: na verdade mais em cima. E criou a psicanálise, filosofia que de hipótese em hipótese chega sempre a absoluta teoria.”


“Violência, terremoto,/Fome e promiscuidade./Dão cada foto!”

“Coroa, no sentido de velha,  vem do inglês, crown. Sempre que tem que se referir a alguma decisão ou ação de uma rainha, os ingleses dizem (na televisão e no rádio) e escrevem (nos jornais): ‘A coroa ordenou’; ‘A coroa recomendou’, etc. Uma falta de respeito surpreendente em ingleses.”


“Consulta aí, por favor, o Livro da Ética, última edição: a gente ainda é obrigado a falar bem dos mortos?”


“EU POSSO NÃO SER UM BOM EXEMPLO. MAS SOU UM BOM AVISO.”



p.s - Todos os escritos do Millôr aqui postados foram retirados da excelente coletânia MILLÔR DEFINITIVO - A BÍBLIA DO CAOS publicada pela L&PM POCKET. Preço: R$ 22,00.

Um comentário: